quarta-feira, 3 de maio de 2017

Operárias do Samba

Música


As mulheres da "Rede Carioca de Rodas de Samba", prometem sacudir a Praça Tiradentes, RJ, com o encontro das "Operárias do Samba, nesta quinta-feira, 4 de maio, a partir das 17h.
Através de um repertório de compositoras, intérpretes e instrumentistas, que contribuem e influenciam o samba, desde o século passado, o grupo feminino irá exaltar as renomadas, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Leci Brandão, Áurea Martins, Elizeth Cardoso, Alcione, Elza Soares, Jovelina Pérola Negra, e tantas outras grandes vozes da nossa música.
A história do samba é marcada por grandes mulheres, grandes histórias de empoderamento, mas ainda existe muito machismo, por isso um encontro como esse torna-se muito valioso, para que haja uma promoção da imagem da mulher como detentora também de importância, artística e cultural.
Segundo Daniela Monteiro, uma das idealizadores do evento, esse movimento é para mostrar que lugar de mulher é no samba, e em qualquer outro lugar que ela queira estar. "O machismo, ainda presente na sociedade brasileira, acaba dificultando e muitas vezes inviabilizando a participação feminina nos mais diversos meios, inclusive no samba, embora tenhamos grandes nomes envolvido na sua história, como Tia Ciata, Tia Surica, Tia Doca, Dona Zica e tantas outras cantoras e compositoras."Enfatiza.
A festa terá participação do grupo "É Preta" e serão realizadas homenagens às famosas "tias" do samba e alguns ícones femininos da cultura carioca. Haverá também uma temática com gastronomia, cultura e arte, que terá foco no protagonismo da mulher no mercado de trabalho, em todas as áreas.
"Ao firmar nossa presença, tornamos as rodas de samba em um espaço mais diverso, igualitário e democrático. Esse evento foi todo pensado e organizado por mulheres que vivenciam o samba. E por ser uma realização da Rede Carioca de Rodas de samba, que entende e apoia nosso movimento, teremos nossos parceiros, Luciano Bom Cabelo, Nego Álvaro e Paulo Henrique Mocidade, cantando e tocando conosco na roda", finaliza Ana Priscila da Silva, uma das produtoras do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário