quarta-feira, 29 de março de 2017

Exposição "O Rio é Vida"

A história de Cusco, região dos Andes, no Peru, é antiga; cerca de 3.000 anos, e, uma das cidades mais remotas da América.
Este é o local escolhido para a exposição "O Rio é Vida!", no dia 31 de março, às 19 horas na Galeria Xapiri. Uma coleção de imagens mostrando o povo "Araweté", uma tribo caçadora e coletora, de cerca de 500 pessoas, que vive na Amazônia brasileira, no Rio Xingu.


Dona de um olhar apurado e sensível, a fotógrafa Alice Kohler vem visitando este povo nos últimos onze anos, além de outras etnias da mesma região, onde passa seu tempo como voluntária, registrando informações sobre os indígenas, seus modos de vida e os arredores da natureza.
O Xingu é uma região extremamente rica em diversidade biológica e étnica. Os impactos da represa Belo Monte, no norte do Pará, atingiram 11 grupos indígenas diferentes.
De acordo com a fotógrafa, "o objetivo da exposição é conscientizar sobre as consequências sociais e ambientais, causadas por essa recém-terminada e terceira maior represa hidrelétrica do mundo. A Belo Sun, um novo projeto de mineração, é outra ameaça de danos à natureza," explica.
A exposição será aberta com uma palestra de Alice Kohler sobre sua fotografia e os efeitos da energia hidrelétrica no Rio Xingu e na Amazônia.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário