sábado, 15 de abril de 2017

Doutores da Alegria lança edital para apresentações artísticas em hospitais do Rio

Cultura 

       Crédito da Foto: Lana Pinho 


A Associação Doutores da Alegria receberá até o dia 16 de junho deste ano, as inscrições, que são gratuitas, para o projeto Plateias Hospitalares, realizado no estado do Rio de Janeiro desde 2009, em parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde. 
O edital selecionará artistas e grupos para se apresentarem em hospitais públicos em 2018 e 2019. Serão escolhidos trabalhos com foco em Artes Cênicas, Música e Dança. Entre os critérios de seleção estão a excelência artística do projeto, a criatividade, a originalidade, a qualificação dos artistas e técnicos e a adaptação da montagem em diferentes espaços de encenação.
O projeto Plateias Hospitalares é inspirado no programa americano "Hospital Audiences", que leva espetáculos culturais aos hospitais, com o objetivo de ampliar o acesso a apresentações artísticas de diferentes linguagens, como o teatro infantil e adulto,  teatro de bonecos, teatro de rua, intervenções cênicas, contações de histórias, circo, música e dança aos pacientes, acompanhantes e funcionários. As encenações ocorrem em sete hospitais públicos do Rio, sendo seis da rede estadual e um da rede municipal. Muitos dos internos têm seu primeiro contato com a Arte durante a sua internação.
Fundada por Wellington Nogueira em 1991, Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social nos hospitais públicos e em ambientes adversos. Ele é totalmente gratuito e mantido por doações de empresas e pessoas, que reconhecem o valor de um sorriso desses indivíduos que perderam a esperança de uma melhora.
A associação já realizou mais de um milhão e meio de visitas a crianças hospitalizadas, além disso, destacam-se a formação, a ampliação do acesso à cultura e a geração de conteúdo para a sociedade.
Os interessados devem enviar os seus projetos para editalplateias@doutoresdaalegria.org.br. Para mais detalhes, acesse o site: www.doutoresdaalegria.org.br/doutores-da-alegria-abre-selecao-para-projeto-plateias-hospitalares



Nenhum comentário:

Postar um comentário