sábado, 29 de abril de 2017

Exposição
       Foto: Divulgação

Este ano é o 70° aniversário da icônica cooperativa de fotografia "Magnum Photos". Em comemoração, haverá uma programação global, de histórias e eventos culturais e educacionais, no próximo dia 30, das 18h às 22h, e nos dias 6 e 7 de maio, no mesmo horário, no "Reserva Cultural", em Niterói, em formato de pocket festival.
Também serão apresentadas ocupações criativas, que comemoram o legado histórico, a comunidade e a prática fotográfica contemporânea.
"Os Novos Coletivos" é um dos temas escolhidos e o mais incidente ao legado da Magnum nestes 70 anos: quem são e o que produzem, e como se articulam os novos impulsos e inspirações na estrutura de uma coligação, agência e cooperativa. A junção de vozes apontadas em questões sociais, direitos humanos, eventos históricos e retratos de uma geração na sociedade e cultura, que os moldaram e nas transformações testemunhadas através de registros, contadores a serviço da história.
Serão 10 projeções no hall principal da Reserva Cultural; 10 fotógrafos narrando as história das fotos icônicas; projeção coletiva com 70 fotógrafos da Magnum sobre diferentes gerações; trabalho das mulheres fotógrafas, dentre outros. Ou seja, uma grande comemoração da produção fotográfica, das colaborações, conexões e da comunidade que nos une, mesmo depois de mais de meio século. 
A ideia é utilizar a fotografia como bem coletivo, como empoderamento de muitas visões, intercaladas por objetivos e utopias comuns.
Serão seis coletivos, ocupando espaços por meios de projeções e uma pocket exposição de 28 imagens ao longo do hall do espaço, no intuito de expressar o tema "Legados e Testemunhas", que compreende literalmente e subjetivamente várias temáticas. Na esfera global: social, meio ambiente, cultura, movimentos; e na esfera pessoal: personagens; realizações; resultados; resiliência; comprometimento; ações sociais; balança de ação e reação; passado, presente e futuro.
O objetivo da "Magnum 70th Rio" é produzir uma ocupação em um espaço cultural, que represente também um legado para a cidade. E ao se tratar de registros e testemunhos, o quão extenso este papel se torna necessário. Oferecer à cidade de Niterói, uma visita em um espaço com projetos que apontam a criatividade e produção coletiva dos precursores da nova linguagem fotográfica, fazendo a diferença em seus meios e tempos, muitos derivados de projetos sociais em favelas, entendendo a importância e significância destes coletivos atuais.
A Reserva cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos, Niterói.
Maiores informações pelo telefone (21) 3604-1445.



Nenhum comentário:

Postar um comentário