sexta-feira, 21 de abril de 2017

Duo Siqueira Lima no Sesc Vila Mariana

Cultura 


Crédito da foto: Edu Sardinha

O Duo Siqueira Lima se apresenta no Sesc Vila Mariana, SP, dentro do programa "Cortina Fechada - Territórios da Arte", que tem como tema "Compositores Censurados", no próximo dia 22, às 18h30.
O duo de violões, formado por Cecília Siqueira e Fernando de Lima, traz nesse concerto o repertório de obras que sofreram cerceamento ou cujos compositores, também por causa da censura e perseguição política, tiveram de deixar seus países para continuar a produzir.
Dentre as obras apresentadas estão algumas do compositor espanhol Manuel de Falla, que se exilou na Argentina após a vitória de Franco na guerra civil; Mario C. Tedesco, italiano de ascendência judaica, exilado na Califórnia em 1939, fugindo do fascismo na Itália; além de Fernando Sor, Alexandre Tasman e Astor Piazzolla.
Um dos mais prestigiados artistas de violões da atualidade, com um trabalho que une o clássico ao instrumental brasileiro, detém diversos prêmios e se destaca pelo sucesso de público e crítica, seja nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.
Com uma versatilidade técnica, musical e interpretativa, o duo tem três álbuns, abrangendo da música barroca europeia ao popular sul-americano, e em junho passado o lançamento do CD "The Art of Duo Siqueira Lima", pela GuitarCoop, que é uma plataforma digital para apreciadores de violão, com um repertório diversificado, indo do popular ao erudito. Essa plataforma se baseia em uma parceria com os artistas, que participam do resultado das vendas de sua música e desfrutam de total liberdade artística. Com o foco na qualidade, as gravações são feitas nas melhores salas e com os melhores equipamentos, com uma abordagem multimídia que reflete as tecnologias e os hábitos de escuta do século 21. Integram a GuitarCooper outros renomados violonistas, como Edson Lopes, Fábio Zanon, Jorge Caballero, Paul Galbraith, Paulo Martelli e Scott Tennant
Cecília nasceu em Paysandu, no Uruguai. Veio de uma importante família de músicos. Seus pais, professores de violão, Júlio Siqueira e Raquel Franco, a encaminharam para esse meio ainda pequena, e aos 15 anos já conquistava o primeiro prêmio em um concurso nacional de violão. Fernando é de São Bento Abade, pequena cidade de Minas Gerais, e que  também teve uma infância bastante musical por meio de sua família que sempre cultivou a cultura mineira. Interessou-se pelo violão clássico aos 12 anos, período que iniciou seus estudos com Luiz Carlos da Silva, continuando com Marcelino Diogo Leite no "Conservatório Maestro Marciliano Braga, em Varginha, MG. Posteriormente mudou-se para São Paulo e teve como principal mestre o professor e violonista Henrique Pinto.
Ambos, que possuem uma carreira internacional invejável se conheceram no II Concurso Internacional de Violão Promusica/SESC, em 2001, na cidade de Caxias do Sul (Brasil) onde dividiram o primeiro lugar entre participantes de vários países. Esse evento foi crucial para a formação do duo e para o início de uma carreira de sucesso. 
Assim, desde 2003, quando tiveram sua estreia na Europa, eles se apresentaram frequentemente no continente, como também nos Estados Unidos, América do Sul e África. Já atuaram para públicos de Paris, Milão, Madrid, Londres, Dublin, Bruxelas, Amsterdam, Lausanne, Luxemburgo, Moscou, Minsk, Varsóvia, Bratislava, Saravejo, Nova York, Los Angeles, Miami, Dallas, Las Vegas, Pretória, Luanda, México, Montevidéu e várias capitais brasileiras.
Além de solista e camerista, Fernando desenvolve um trabalho profundo como pesquisador de repertório, arranjador e professor de bacharelado em violão na Faculdade Cantareira, em São Paulo. Os artistas também são muito solicitados a realizar Workshops e Master Classes em diversas instituições e festivais de música pelo mundo, inclusive na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O endereço do Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141, auditório, 1º andar, torre A.
Os ingressos custam de R$8,50 a R$17,00, e a classificação etária é 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário