sexta-feira, 28 de abril de 2017

Vergonha nacional

Opinião



Essa é uma das inúmeras fotos, que estão rodando nas redes sociais. Ela faz parte da marcha que os indígenas fizeram, no último dia 25, até o Congresso Nacional, em Brasília. 
Cerca de 3.000 índios, de diversas etnias, fecharam a Esplanada dos Ministérios, reivindicando direitos na demarcação das terras, já que o governo tomou medidas que favorecem os ruralistas.
Triste ver que foi um ato solitário, porque, embora fosse um número expressivo, ainda é uma parcela ínfima, diante do poder de força dos militares que ali estavam, para conter o avanço dos manifestantes.
Foram expulsos como bandidos, banidos como vermes indesejáveis. Nosso país é uma piada, nossos governantes não estão nem aí para as necessidades do povo. As leis são criadas para benefício próprio...
Cansada desse estereótipo de democracia. Sei que a República Federativa do Brasil foi conquistada como tantos outros foram: através de guerras, invasões, confrontos, escravidão, colonialismo, poder de fogo, espada, e o que tivesse na época. Dessa forma, os derrotados passavam a pertencer aos conquistadores; sem direitos, só deveres.
Mas hoje somos "civilizados", logo essas atrocidades não deveriam acontecer. Deveria ter conversa, diálogo, meios, formas que minimizassem os impactos e estragos impostos à população indígena brasileira. É nosso dever lutar por essa causa; são nossos ancestrais. Deles também vêm nosso berço, e devemos preservá-lo o máximo possível. Respeitar o seus espaços, fazer de tudo para que vivam bem, divulgar as sua histórias, propagar a sua cultura, suas lendas.
O Brasil não tem tanto a se orgulhar, a ponto de desprezar uma parte tão preciosa da história, desprezando seus primeiros habitantes, dizimando séculos de sabedoria.
Um país não é feito por uma classe. Um país é feito por um povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário