sábado, 1 de abril de 2017

Imagens aéreas do Rio de Janeiro serão documentadas no Wikipédia

O Rio de Janeiro é sem dúvida alguma, uma das cidades mais belas do mundo e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.





Reconhecendo a importância histórica do estado, o Wiki Educação Brasil, grupo filiado à Wikimedia Foundation, firmou parceria com o fotógrafo Diego Baravelli e lançou o projeto "Rio From Above". 
O objetivo é documentar toda a região metropolitana por meio de fotos e vídeos realizados em sobrevoos pelo o estado do Rio.
Criado em 2015, o Grupo Wiki Educação Brasil é formado por professores, pesquisadores, estudantes e voluntários ligados a projetos da Wikimedia Foundation, dentre eles, a Wikipédia.
Sob a coordenação de Rodrigo Padula, o projeto atualmente conta com mais de 20 membros ativos e dezenas de colaboradores, vindos de diversas áreas do conhecimento, que defendem a popularização da ciência e a inclusão digital.
Além de fotógrafo, Baravelli é geógrafo, o que resulta em pontos de vista interessantes, refletidos em sua coleção. Com ampla experiência em fotojornalismo e fotografia de paisagem, em 2016, foi o vencedor do concurso "Wiki Loves The Olympics", registrando momentos especiais dos Jogos Olímpicos do Rio.
De acordo com Baravelli, "ver de cima uma das cidades mais famosas e procuradas por turistas é uma experiência indescritível. Com o fim dos megaeventos, o Rio de janeiro apresenta novos contrastes: de um lado, as praias paradisíacas, de outro, lugares vazios e já deteriorados em curto espaço de tempo. O Rio from Above ajudará a construir uma nova noção espacial, oferecendo de forma gratuita ao público, uma viagem, que, literalmente, expande horizontes."



Inicialmente, o acervo conta com o material pessoal do fotógrafo, que liberou os direitos autorais e de uso. Até o momento, foram publicadas cerca de 65 imagens, que já estão em uso em 214 artigos da Wikipédia, em 35 idiomas diferentes. A meta é realizar voos periódicos pelo estado e recrutar novos colaboradores. 



"O movimento Wikimedia está muito feliz com a generosidade e a parceria do Diego (Baravelli) e do Guilherme Nobre, da empresa Comandante Nobre - Passeios de Helicóptero no Rio, que nos apoiará com voos panorâmicos gratuitos em 2017. Futuramente, buscaremos parceiros para a montagem de uma exposição fotográfica com base no acervo multimídia publicado no Commons." Comemora Rodrigo.



Todas as fotos podem ser conferidas neste link: https://goo.gl/WKgsaJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário