quinta-feira, 20 de abril de 2017

Escritor brasileiro faz sucesso em plataforma digital

Literatura


Você já ouviu falar em Wattpad? É um aplicativo gratuito, que permite que as pessoas descubram e compartilhem histórias. Atualmente é utilizado por mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo para encontrar entretenimento, que corresponda aos seus interesses e se encaixe em seus horários. O Wattpad oferece histórias em mais de 50 países e funciona em dispositivos móveis e web.
Foi através dele que o friburguense Chaiene Santos alcançou mais de um milhão de leituras com o livro de ficção científica "Os Filhos do Tempo", o mais lido na categoria, e conquistou recentemente o prêmio Internacional Watts, da categoria "As Mais Populares"em língua portuguesa.
Muitos autores enfrentam dificuldades para lançar um livro, que não é fácil sem o incentivo das grandes editoras brasileiras, por essa razão que as plataformas digitais ganham tamanha força no mercado, ocupando o espaço das tradicionais livrarias.
Chaiene revela que a ideia de publicar as obras completas na plataforma surgiu após um bate-papo com os familiares. "Minha sobrinha apresentou-me o aplicativo no ano passado, e decidi colocar meus livros lá, mais por curiosidade. Logo nos primeiros dias, notei que houve uma grande aceitação dos leitores. A cada dia aumentava mais o número de seguidores, que já são mais de 27 mil. Felizmente, o livro gerou um alcance incrível e inesperado. Isso demonstra que estou no caminho certo", celebra. Os Filhos do Tempo faz parte de uma trilogia do autor e conta a história de Nícolas, um estudante de Física, que adora observar o universo. O jovem se apaixona por uma nova aluna da faculdade, Zara; mas Nícolas não sabe que ela veio de outro planeta para levá-lo embora como parte de uma missão. A partir daí, começa uma jornada surpreendente, onde o leitor viajará por um  mundo cheio de aventuras.
Sobre o prêmio recebido, Chaiene Santos conta que mais de 75 escritores concorreram e que não tinha muitas expectativas de ganhar, "mas foi um incentivo para continuar escrevendo", lembra o autor, que também foi escolhido para ocupar o cargo de embaixador do Wattpad em língua portuguesa.
As publicações do escritor, em sua maioria, são direcionadas ao público jovem adulto, no gênero de ficção científica. Entre outras obras, também em versões inglês e espanhol, podemos citar: "Palavras Perdidas de Um Anjo"; "A Lua da Morte"; "O Anagrama da Morte", "Uma Luz no Começo do Túnel"; "A Origem da Vida"; "Poesias e Poemas - Amar, Curtir & Compartilhar"; "101 Dicas para Autores", "A Batalha dos Deuses" e "O Bisturi de Ouro".
"A Wattpad me deixou surpreso, pois os autores têm a chance de mostrar o seu trabalho para mais de 50 países. Os leitores comentam sobre a história, dando um feedback ao escritor, mostrando as suas opiniões. É uma ferramenta fantástica que recomendo a todos. A repercussão é tão grande que as grandes editoras começam a procurar os autores da plataforma", conclui o autor que acaba de lançar o livro "O Homem Fantasma", do gênero fantasia. É a história de uma profecia, onde uma criança especial será capaz de unir os reinos, humano e mágico; alguém que será grande, um homem fantasma, que caminhará entre a tênue linha dos vivos e dos mortos, num cenário envolvendo a inquisição, que utilizava o poder da igreja para enriquecer e exterminar possíveis ameaças e feiticeiros dos mais respeitáveis clãs.
Para que você tenha ideia da importância dessas plataformas no cenário, recentemente, o canal "TNT" informou que está buscando histórias na internet para inspirar a nova versão da série "Tales from the Crypt". Um caso de sucesso é o da escritora E. L. James, com seu megaseller "50 Tons de Cinza", que teve origem como uma autopublicação.
Então, você gosta de escrever? Essa é a sua oportunidade, utilizando as ferramentas digitais gratuitamente.




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário